O que os pais não contam....



Há as coisas que dissemos que nunca faríamos...e depois fazemos. Existem os mitos da maternidade.

Mas também existem os segredos.

Muito pouco tempo após o nascimento da minha filha, eu aprendi que há certas coisas que, como pais (especialmente como mães, penso), não devemos dizer. Uma vez, num grupo de mães, alguém nos pediu para compartilhar nossas impressões sobre a maternidade. Uma mãe disse que ficou surpresa com o "amor irresistível" que sentia por sua filha. Outra mulher disse que estava maravilhada com o fato de que "seu coração poderia ter tanto amor". Outra mãe disse que não podia acreditar que ela poderia cair no "amor à primeira vista". 

Bem, não devo ter dado a resposta "certa", porque quando eu disse que era "tudo muito mais do que eu esperava" com um tom seco na minha voz, a resposta foi um silêncio ensurdecedor e um olhar vazio.

Naquele dia, aprendi que existem certas coisas que os pais sentem, mas simplesmente não podem dizer. Há segredos que devemos manter.

Bem, eu digo BASTA e este silêncio parental. Estou cansada de fingir. Estou cansada da solidão. Estou cansada de ignorar o elefante na sala. Estou cansada dos segredos.

Antes de ser mãe, pensei que a “criação” de pais - embora seja difícil às vezes - seria muito natural. Sou uma mulher educada e tenho um forte sistema de apoio, e assumi que eu instintivamente sabia o que fazer e, nas situações em que não sabia, eu simplesmente pedi conselhos. Ou leio um livro.

Mal sabia eu que existiriam noites em que eu ficaria por horas preocupada com algum problema ou pergunta.

Mal sabia eu, com que frequência eu gritava por dentro, NÃO TENHO A MENOR IDEIA DO QUE ESTOU A FAZER!

As crianças não vêm com um manual e, mesmo que o tenham feito, ninguém esteve com esta criança neste seio familiar, e assim, a bem da verdade, de que serve um manual? Este é todo território desconhecido. Para cada um de nós. Estamos aprendendo com as situações diárias, sem qualquer rede, ou mapa, ou guião, ou ajuda! Só o amor ajuda, creio eu!

Comentários